top of page

I PRÊMIO CORNELIA ECKERT DE FILME ETNOGRÁFICO

 

1. O Concurso de Vídeo Etnográfico do I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LINGUAGENS, SABERES E SOCIODIVERSIDADE NA AMAZÔNIA (SILSSA) confere o Prêmio Cornelia Eckert e tem por objetivo premiar produções fílmicas de cunho antropológico que apresentem qualidade técnica, heurística e estética reconhecidas na área.

1.1.Poderão ser inscritas na modalidade do Concurso de Filme Etnográfico, produções nacionais e internacionais de documentários, etnoficção, ficção e vídeos de animação que abordem questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos e eventos em uma perspectiva antropológica. O diálogo com o outro, a produção de conhecimento fruto do contato com a alteridade, a experiência etnográfica, são elementos fundamentais e específicos da prática antropológica que serão tomados como critérios na avaliação do mérito das produções.

 

2. Das Inscrição

2.1. A inscrição será efetivada mediante os seguintes procedimentos:

2.1.1. Inscrição unicamente on-line pelo e-mail premiocorneliaeckert@gmail.com com o título “I PRÊMIO CORNELIA ECKERT DE FILME ETNOGRÁFICO”.

2.1.2. As inscrições deverão ser feitos no prazo de 25/08/2018 a 01/10/2018. Divulgação dos trabalhos selecionados será feito pelo site do evento (https://silssa2018.wixsite.com/ufpa) que devido ao período de prorrogação das inscrições, somente será publicado a partir do dia 25 de novembro de 2018. Envio on-line dos trabalhos selecionados até dia 25/11/2018.

2.1.3. O filme deverá ter sido produzido de janeiro de 2016 até 2018.

2.1.4. O filme deverá ter legendas em português no caso de haver diálogos em outra(s) língua(s);

2.1.5. É vedada a participação de membros da Comissão Julgadora desta edição do concurso;

2.1.6. A submissão do filme para a seleção deverá ser efetuada através do e-mail contendo as seguintes informações: 

a) Título do Filme: O título deve ser escrito em língua portuguesa e (inglês, francês ou espanhol).

b) Nome dos autores e um breve currículo: deve constar o nome completo do (s) autor (s), em um breve currículo de no máximo 300 palavras, juntamente com os contatos do autor principal do filme.

c) Sinopse: Deverá ser feito em português e em uma língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol).

f) Ficha técnica com equipe de trabalho e créditos.

g) Enviar fotos juntamente com a inscrição, o cartaz do filme (se houver), três fotos do filme, três fotos do processo de produção (se houver) e uma foto do(s) autor(es).

h) Indicação do link para visualização do filme e senha disponíveis até 20 de outubro de 2018 e o filme deverá estar hospedado on-line, obrigatoriamente, em plataformas como youtube ou vimeo.

2.1.7. Sobre categorias, os trabalhos poderão ser inscritos na categoria de curtas (até 15 min.), única categoria aceita neste primeiro prêmio.

 

3. Critérios de seleção

3.1. Buscando estimular a diversidade da produção de filmes etnográficos, em seu caráter tanto regional quanto internacional, os trabalhos submetidos serão selecionados a partir dos seguintes parâmetros: Pertinência antropológica; Linguagem; Qualidades heurísticas e estéticas do produto fílmico.

 

4. Sobre os trabalhos selecionados:

4.1. Os filmes selecionados pela Comissão Organizadora serão avaliados pela Comissão Julgadora e poderão ser premiados, conforme os critérios estabelecidos neste edital;

4.1.1. Comissão Julgadora do Concurso será escolhida pela Comissão Organizadora do evento.

4.1.2. As decisões da Comissão Julgadora serão irrecorríveis.

4.1.3. A Comissão Julgadora do I PRÊMIO CORNELIA ECKERT DE FILME ETNOGRÁFICO será formada por três profissionais com produção na área, um dos três necessariamente antropólogo.

4.1.4. Caberá à Comissão Julgadora avaliar os filmes pré-selecionados pela Comissão Organizadora do I PRÊMIO CORNELIA ECKERT DE FILME ETNOGRÁFICO e decidir pelo seu mérito e premiação.

4.1.5. A comissão julgará previamente os filmes e será convidada a participar dos debates previstos para ocorrer durante a realização do Prêmio no I SILSSA.

4.2. Todos os trabalhos selecionados para a competição receberão um certificado de participação no Concurso I PRÊMIO CORNELIA ECKERT DE FILME ETNOGRÁFICO de Filme Etnográfico, que obedecerá ao modelo de certificado de participação das atividades do I SILSSA;

4.3. A Comissão Organizadora do I SILSSA e do concurso I PRÊMIO CORNELIA ECKERT DE FILME ETNOGRÁFICO não se responsabilizam por eventuais problemas de reprodução das obras oriundos de erros ou defeito dos arquivos originais dos filmes.

4.3.1. A inscrição on-line neste concurso prevê a aceitação, sem ônus para a Comissão Organizadora do evento, das seguintes condições:

4.3.1.1. A inscrição no presente certame mantêm os direitos autorais e concedem ao I PRÊMIO CORNELIA ECKERT DE FILME ETNOGRÁFICO, I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LINGUAGENS, SABERES E SOCIODIVERSIDADE NA AMAZÔNIA (SILSSA), e ao Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia - PPLSA o direito a utilização das produções submetidas a este concurso em suas atividades acadêmicas e de extensão.

4.3.2. Direito à divulgação (com os devidos créditos dos autores) dos filmes junto à mídia e ao site do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, para efeitos de promoção do Concurso I PRÊMIO CORNELIA ECKERT DE FILME ETNOGRÁFICO e exibição dos títulos selecionados e não selecionados em atividade educativas do programa, sem fins lucrativos;

4.3.3. Ao se inscrever no presente concurso o filme fará parte do acervo fílmico do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia –PPLSA, da Universidade Federal do Pará, Campus Bragança;

4.3.4. Direito à circulação na mostra itinerante do Prêmio I PRÊMIO CORNELIA ECKERT DE FILME ETNOGRÁFICO, após o I SILSSA.

4.4 Uma mostra de filmes selecionados pela comissão organizadora será realizada durante o I SILSSA, totalizando um mínimo 12 títulos.

4.5. Os autores que tiverem o seu trabalho selecionado deverão enviar para o endereço eletrônico I PRÊMIO CORNELIA ECKERT DE FILME ETNOGRÁFICO um arquivo digital do filme em alta definição, através de plataformas online de transferência de arquivos.

4.6. Os filmes premiados serão exibidos em mostra especial na programação do I SILSSA, seguido de debates.

 

5. Formas de envio para exibição

5.1 Procedimento para envio das cópias de exibição dos curtas selecionados e materiais de divulgação:

a) Cópias de exibição deverão ser formato digital enviadas por wetransfer para o e-mail premiocorneliaeckert@gmail.com, ou gravadas em DVD enviadas para o endereço do evento. Cópias para exibição em formato digital deverão ser entregues à organização do evento em MP4, codec H.264, com resolução mínima FULLHD (1920x1080) até 25 de novembro de 2018. O endereço para entrega das cópias de exibição será:

 

Universidade Federal do Pará. Rua Leandro Ribeiro, Bairro: Aldeia, CEP: 68600-000 - Secretaria do PPLSA (Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia) aos cuidados de I PRÊMIO CORNELIA ECKERT DE FILME ETNOGRÁFICO.

 

b) Material de divulgação

Imagens still, cartazes, teasers ou trailers e trechos de até 3 minutos das obras selecionadas poderão ser utilizados pelo Festival estritamente para fins de divulgação do evento e sua programação em qualquer meio de comunicação. Este material pode ser enviado via wetransfer ou via correios.

 

6. Premiação

6.1. A Comissão Organizadora concederá o Prêmio I PRÊMIO CORNELIA ECKERT DE FILME ETNOGRÁFICO, que consiste em certificação de primeiro, segundo e terceiro lugar, bem como, a depender da disponibilidade e temática, ser contemplado com publicação do trabalho em um exemplar da NOVA REVISTA AMAZÔNICA. Menção honrosa aos trabalhos, na categoria curta que se distinguir dos demais no que concerne aos critérios referidos neste edital. Ficará a critério da Comissão Julgadora atribuir prêmios especiais, assim como o direito de não conceder nenhum prêmio.

 

7. Considerações Finais:

7.1. O presente concurso consiste no incentivo de produções locais e que possam dialogar outras propostas e cria um núcleo de vídeo atrelada a pesquisa na área da antropologia visual, existente.

7.2. A inscrição no concurso subentende total aceitação dos critérios estabelecidos neste edital. E quaisquer outras circunstâncias que não seja atendida pelo presente documento, será avaliada pela comissão organizadora e sua decisão é soberana, irrecorrível.

 

 

Bragança, agosto de 2018

bottom of page