top of page

I PRÊMIO DE ENSAIOS ETNOFOTOGRÁFICOS CORNELIA ECKERT 


1. O Concurso de Ensaio Etnofotográfico do I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LINGUAGENS, SABERES E SOCIODIVERSIDADE NA AMAZÔNIA (SILSSA) confere o Prêmio de fotografia CORNELIA ECKERT e têm por objetivo premiar produções etnofotográficas de cunho antropológico que apresentem qualidade técnica, heurística e estética reconhecida na área.
1.1. Serão premiados até 3 ensaios etnofotográficos feitos por antropólogos, pesquisadores e estudantes. O objetivo deste prêmio é incentivar e divulgar a produção fotográfica realizada em pesquisas. Serão aceitos ensaios etnofotográficos nacionais e internacionais desde que tratem de temas de relevância antropológica e com qualidades estéticas. 
1.2. O autor deve ter, no mínimo, titulação de mestre ou comprovação de mestrando.
2. Para concorrer ao prêmio, inscreva-se enviando até 5 de outubro de 2018 uma mensagem com o título “I PRÊMIO DE ENSAIOS ETNOFOTOGRÁFICOS CORNELIA ECKERT” para o e-mail: premiocorneliaeckert@gmail.com contendo (em anexo) os seguintes arquivos:
2.1. Um arquivo de texto (doc) com o título e uma apresentação do ensaio etnofotográfico e do autor (com no máximo 500 palavras) e os contatos.
2.2. Um arquivo (em formato PDF, com no máximo 10 MB) contendo o ensaio etnofotográfico que irá concorrer ao prêmio, de 6 a 10 fotografias numeradas e sem qualquer indicação de autoria;
2.3. As imagens utilizadas não podem ter problemas autorais. 
2.4. O resultado dos premiados será exposto no site do I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LINGUAGENS, SABERES E SOCIODIVERSIDADE NA AMAZÔNIA (SILSSA), devido ao período de prorrogação das inscrições, somente será publicado a partir do dia 25 de novembro de 2018.
2.5. Os ensaios premiados para a exposição deverão ser enviados montados, conforme as seguintes especificações:
a) Apresentação do ensaio impressa na dimensão 40cm altura x 30cm de largura, montados em poliestireno de 2mm de espessura e cor branca, contendo:
- título (fonte calibri 24 negrito, sem itálico, centralizado);
- nome do autor e filiação institucional (fonte calibri 18, sem itálico, abaixo do título, centralizado)
- texto de apresentação (fonte calibri 18, sem itálico)
- currículo resumido (fonte calibri 14, sem itálico, após o texto da apresentação)
b) Fotos: ampliadas nas dimensões 30cm x 40cm ou 40cm x 50cm, montadas em poliestireno (OS), com 2mm de espessura e cor branca;
c) Legendas (facultativo): alinhadas à esquerda na margem inferior, a 1,5cm abaixo da foto (fonte calibri 12, sem itálico);
d) Enviar esboço do projeto expositivo do ensaio, com numeração da sequência de fotos, para guiar a montagem da exposição pelos organizadores do evento.
2.6. IMPORTANTE: Não serão aceitos para a exposição os ensaios etnofotográficos premiados que não estiverem montados conforme as instruções acima.
2.7. Prazo final para o material dos selecionados estejam aos cuidados da comissão organizadora é até 30 de novembro. Ultrapassando este prazo a comissão não se responsabiliza pelo extravio ou problemas com postagem.
2.8. As mesmas deverão ser enviadas para o endereço:
Universidade Federal do Pará. Rua Leandro Ribeiro, Bairro: Aldeia, CEP: 68600-000 - Secretaria do PPLSA (Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia) aos cuidados de I PRÊMIO DE ENSAIOS ETNOFOTOGRÁFICOS CORNELIA ECKERT.
3. Critérios de seleção
3.1. Buscando estimular a diversidade das produções etnográficas, em seu caráter tanto regional quanto internacional, os trabalhos submetidos serão selecionados a partir dos seguintes parâmetros: Pertinência antropológica; Linguagem; Qualidades heurísticas e estéticas do ensaio etnofotográfico.
3.2. Os ensaios etnofotográficos selecionados pela Comissão Organizadora serão avaliados pela Comissão Julgadora e poderão ser premiados, conforme os critérios estabelecidos neste edital;
3.3. Os 10 melhores trabalhos selecionados para a competição receberão um certificado de participação no Concurso CORNELIA ECKERT de Ensaio Etnofotográfico, que obedecerá ao modelo de certificado de participação das atividades I SILSSA.
3.4. Os ensaios etnofotográficos premiados, sendo até os três primeiros, serão expostos durante o I SILSSA de acordo com a disponibilidade do espaço físico do evento e aqueles selecionados pela Comissão de Organização do Prêmio (Item 3.3) serão exibidos em forma digital, com todos os direitos autorais garantidos.
4. Premiação
4.1. A Comissão Organizadora concederá o PRÊMIO DE FOTOGRAFIA CORNELIA ECKERT, que consiste em certificação de primeiro, segundo e terceiro lugar, bem como, a depender da disponibilidade e temática, ser contemplado com publicação do trabalho em um exemplar da NOVA REVISTA AMAZÔNICA, com prévia autorização do autor. Revista ligada ao PPLSA/UFPA organizador do I SILSSA. Ficará a critério da Comissão Julgadora atribuir prêmios especiais, assim como o direito de não conceder nenhum prêmio.

5. Considerações Finais:
5.1. O presente concurso consiste no incentivo de produções locais e que possam dialogar outras propostas e cria um núcleo visual atrelada a pesquisa na área da antropologia visual já existente.
5.2. A inscrição no concurso subentende total aceitação dos critérios estabelecidos neste edital. E quaisquer outras circunstâncias que não seja atendida pelo presente documento, será avaliada pela comissão organizadora e sua decisão é soberana, irrecorrível. 

Bragança, agosto de 2018
 

bottom of page